Peixes e Áries : O fruto que cai e dorme e a Semente que renasce e brota





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 4

No Grande Teatro da Vida:
 Atores e Atrizes, Textos e Cenários


Luminares: Sol e Lua
Planetas, Planetóides e Pontos
Signos
Casas Astrológicas


Peixes e Áries :
O fruto que cai e dorme e a Semente que renasce e brota

janine milward

O Tudo e O Nada e o Todo
O Eterno Retorno - Mutação e Não-Mutação - O Fim e O Começo - O Mundo da Não-Manifestação e o Mundo da Manifestação - Totalidade e Unidade - Conhecimento Espiritual e Conhecimento Intuitivo - O Não-Tempo e o Começo do Tempo - O Tudo e o Nada e o reinicio do Todo - O fim e o Começo - O fruto que cai e dorme e a Semente que renasce e brota


"O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência" (1)

O Tudo é aquilo que pertence ao Tao, ao Caminho. O Tao primordial gera o Tao da Natureza que por sua vez cria o Tudo. Sendo assim, desse Tudo podemos apenas compreender sobre o Todo, ou seja, sobre a parte que pertence àquilo que foi criado advindo do Tudo.

"Os seres sob o céu nascem da existência". A existência é o Todo.

"E a existência nasce da não-existência". A não-existência é o Tudo. Ela se chama não-existência não por não existir e sim por existir ainda antes da própria existência, certamente em outra dimensão diferente da dimensão que conhecemos como pertencente à existência.

A existência pertence ao Mundo da Manifestação e a não-existência já faz parte dos domínios do Mundo da Não-Manifestação.

O Todo é o próprio Mundo da Manifestação enquanto que o Tudo é advindo do Mundo da Não-Manifestação.

Dentro da co-relação entre esses dois mundos, existe o Eterno Retorno, a constante mutação, aquilo que propicia o Fim e o (re) - Começo.

O Fim é algo pertencente apenas ao Mundo da Manifestação, ou ao Todo. O Todo tem, um dia, o seu final.

Dessa forma, o Nada trafega entre os Mundos da Manifestação e da Não-Manifestação porque é o determinante do Eterno Retorno, da constante mutação a partir da instalação do Vazio Absoluto.

O Nada ou o Vazio, é aquilo que determinará o re-preenchimento do Todo a partir do Tudo. O Tudo é infinito, interminável, absoluto, eterno em sua eterna eternidade. O Tudo é filho do Tao da Natureza.

O Tudo é filho do Tao da Natureza e o Todo é filho do Tudo. E o Nada ou o Vazio, faz a ponte entre ambos, é a necessidade que se coloca para o (pretenso e aparente) preenchimento deste Nada ou Vazio.

Ainda sobre o Tudo e o Todo e seu ponteamento a partir do Nada, Lao Tsé nos diz em seu Capítulo 7:

"O céu é constante, a terra é duradoura
O que permite a constância e a duração do céu e da terra
É o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros" (2)

Assim, o céu é a expressão simbólica do Tudo, que é constante. E a terra é a expressão simbólica do Todo, que é duradouro. O fato de ambos "não criarem para si" é que faz surgir o Nada, ou seja, entre a duração do Todo e a constância do Tudo, existe o Fim e o Começo, existe a Eterna Mutação, o Eterno Retorno.

Um dia, nosso universo teve seu começo, hoje ele vive, e um dia ele haverá de terminar. Sendo o universo nossa alma coletiva, um dia esse universo simbolizado em Mundo da Manifestação, ao terminar, re-lançará nossa alma coletiva ao Mundo da Não-Manifestação através da ponte do Nada ou Vazio Absoluto.

A partir do Nada ou Vazio Absoluto, o Tudo providenciará (advindo do Tao da Natureza) o re-começo do Todo, instaurando um novo Mundo da Manifestação através de um novo universo que surja a partir (possivelmente) de um buraco negro do universo anterior que se tornou a semente a explodir e fazer nascer o novo universo.... Este é o Eterno Retorno.

Tudo sempre está em eterna mutação sob o Tao da Natureza. A única possibilidade de Não-Mutação é a própria realidade da eterna mutação.
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Peixes é então, o significante e o significado desse conjunto de Tudo e Nada e Todo. Peixes é saída da existência e a entrada na não-existência e também a saída da não-existência e a entrada na existência.

Certamente esta entrada na existência já será simbolizada objetivamente através de Áries, O Começo.

Dessa forma, Peixes é a totalidade e o Fim. Áries é a unidade e o Começo. No entanto, ambos são intimamente entrelaçados assim como a cobra morde sua cauda, formando o grande círculo do Eterno Retorno, a eterna mutação.

Peixes é o tempo do não-tempo. Áries é começo do tempo. Peixes - por estar na fronteira entre o Mundo da Manifestação e o Mundo da Não-Manifestação, traz consigo o Conhecimento Espiritual em sua plenitude. Áries, mesmo que ainda também esteja na fronteira entre os dois mundos, já aponta para a crudificação, a objetivação do Mundo da Manifestação e por isso mesmo, por ser o instaurador de seus primórdios, traz consigo o Conhecimento Intuitivo.

Peixes é a semente que caiu do fruto maduro e que agora dorme seu sono de ventre materno dentro de sua mãe Gaia, A Terra. É o tempo ou não-tempo em que a vida contida dentro do Tudo e do Todo é transformada pelo Nada e se abre para sua nova vida, em Áries.
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A mutação finalizante de Peixes, seu Tudo, seu Todo e seu Nada, é protegido por Netuno, o Deus dos Oceanos, dos Mundos Abissais, da Inconsciência, da Espiritualidade Suprema, da não-ação, do não-desejo. A mutação inicializante de Áries, saindo do Nada e novamente dando vida ao Tudo, é protegida por Marte, o Deus da Ação, do Desejo, do Direcionamento, da Intenção Intuitiva, da Consciência, da Determinação para viver a vida.
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Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude
Tradução de Wu Jyh Cherng, Editora Ursa Maior, São Paulo, SP
Capítulo 40

Capítulo 7


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti