Os Planetas Pessoais - Vulcano, Mercúrio, Vênus e Marte





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 4

No Grande Teatro da Vida:
 Atores e Atrizes, Textos e Cenários


Luminares: Sol e Lua
Planetas, Planetóides e Pontos
Signos
Casas Astrológicas


Os Planetas Pessoais -
Vulcano, Mercúrio, Vênus e Marte

Janine Milward


As energias intensamente pessoais, pertencentes ao nosso Eu Sou, ao nosso Eu Tenho, ao nosso Eu Penso são atuadas, vivenciadas, pelos arquétipos intensamente pessoais em termos de Planetas:  Marte, a ação direta e incisiva; Vênus, a bela do desejo; e Mercúrio, o mensageiro dos deuses, o desenvolvimento de nossa mente e de nossa movimentação e troca dentro da vida.

Esses são, portanto, considerados os Planetas Pessoais, tradicionalmente.  A eles, também poderemos incluir Vulcano, aquele que realiza com suas mãos tudo aquilo que a mente mercuriana produz e necessita para sua vida no Planeta Terra....  e certamente, o Planeta Terra, nosso lugar natal de moradia e de enraizamento, nossa Mãe-Gaia. 

O Planeta Pessoal mais identificado com o impulso primeiro de vida é Marte, a ação direta e incisiva, aquele que sempre está realizando seus novos começos, o capitaneador, a liderança, a impulsividade da realização da vida, ainda ausente de outras questões, apenas trazendo consigo a semente contenedora da nova existência.

O Planeta Pessoal mais identificado com a fixação no Planeta Terra de tudo aquilo que significou o impulso primeiro de vida agilizado Marte, é, tradicionalmente, Vênus, a bela do desejo.

Que desejo é esse? É o desejo de plenitude da materialização: todas a sementes precisam ser bem plantadas e enraizadas e crescidas e amadurecidas de forma que todos os requisitos de vida dentro do Planeta Terra possam vir a ser bem atendidos!  Sabemos que tudo em nossa vida advém da natureza como um todo.  Pois bem, tudo isso acontece a partir do desejo de plenitude de materialização manifestado por Vênus.

Também esse desejo venusiano vai nos falar sobre o desejo do Eu Sou se encontrar com seu Outro e tornarem-se Nós Somos.  Portanto, dentro do arquétipo venusiano podemos vê-la atuando seu Encontro com seu Outro - com Marte: é a bela do desejo do seu Outro.  E podemos vê-la atuando sua plenitude de materialização através da manifestação do seu desejo - novamente se dirigindo para seu Marte, sim, porém agora de maneira diversa: aqui, Vênus, a bela do desejo, manifesta seu desejo para que este seja atuado, realizado, pela ação direta e incisiva e impulsiva de Marte!

O Planeta Pessoal mais identificado com o desenvolvimento da mente e suas conseqüentes ações e movimentações depois que a vida foi lançada em suas sementes e plenamente enraizadas em sua natureza.... é Mercúrio, o mensageiro dos deuses, o desenvolvimento de nossa mente, nossa movimentação e nossas trocas com o mundo.  É certo que também aqui encontraremos uma co-regência sendo doada a Vulcano, o artesão dos deuses e dos homens.

Aquilo que mais identifica o homem e o diferencia dos animais e do restante da natureza, e que o homem usa sua mente não somente para realizar artesanalmente aquilo que precisa para sua vida poder acontecer dentro do Planeta Terra.... - porque muitos dos animais também assim fazem -, mas o homem usa sua mente para transformar, literalmente, toda a natureza, como um todo, tornando-se, dessa maneira, um co-regente da Criação sob o Tao.

Essa transformação da natureza do Eu Sou e do Eu Tenho através do Eu Penso, traz a realização maior de Mercúrio aliado a Vulcano.

E é certo que também Mercúrio e Vulcano funcionam em boa dupla de ação, em bom conjunto arquetípico, quando se tratam das comunicações como um todo, do comércio, das trocas, da vida vicinal e dentro do feudo e dentro da família que se reúne dentro dessa vicinitude e dentro desse mesmo feudo.

No entanto, quando se trata do uso da mente - do Eu Penso - no sentido da interiorização e da expansão dessa mente através do pensamento e dos conhecimentos que vão sempre sendo ampliados, incessantemente e em progressão geométrica ilimitada e eterna... aí então temos a ação de Mercúrio atuando como o verdadeiro mensageiro dos deuses e dos homens, realizando a fusão do homem entre o céu e a terra.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti