Capricórnio e Aquário: Estruturação e Modernidade





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 4

No Grande Teatro da Vida:
 Atores e Atrizes, Textos e Cenários


Luminares: Sol e Lua
Planetas, Planetóides e Pontos
Signos
Casas Astrológicas


Capricórnio e Aquário:
Estruturação e Modernidade

janine milward

Tempo Khronos e Tempo Kairós - O Limite e o além-do-limite - A Ordem e a Transgressão da Ordem - As Leis regulamentadoras e o Anarquismo - O Estado e as Comunidades - Formalismo e Liberalismo - O Conhecimento objetivo e concreto e o Conhecimento subjetivo e simbólico - O Pensamento compartimentado e o Pensamento da síntese - O Pensamento estratificado e o Insight


Capricórnio é a semente em sua concretude. Aquário é a semente em seu vir-a-ser, em sua subjetividade de vida que, no momento adequado, explode, tornando-se objetivada e pronta para iniciar uma nova vida.

O Tempo de Capricórnio é o Tempo Khronos, ou seja, o tempo da semente que ontem era fruto, que antes-de-ontem era flor e antes-antes-de-ontem era uma árvore que amadureceu, cresceu, nasceu, cumpriu todo seu processo temporal a partir da semente anterior. O tempo Khronos nos fala do processo em seu movimento objetivo e tornado concreto a partir do tempo estruturado. Aquilo que acontece porque já é previsto e estruturado para assim acontecer.

O Tempo de Aquário é o Tempo Kairós, ou seja, o tempo certo e adequado para o fruto crescer e amadurecer e exibir sua semente pronta para a nova árvore nascer a partir do momento em que esta semente seja lançada à terra e com ela se fusione e dela retire seus nutrientes para que, no tempo certo e adequada, essa semente possa dar início à sua germinação, dando lugar às raízes que estruturarão o caule da árvore que crescerá em seu tempo e amadurecerá no momento certo para fazer vir suas flores que no momento certo darão lugar aos frutos que amadurecerão e se abrirão no momento certo mostrando suas sementes..... O tempo Kairós nos fala do processo em seu movimento subjetivo e natural, tornado concreto a partir de sua própria natureza - aquilo que acontece quando deve acontecer, naturalmente, simplesmente.

Dessa forma, havendo uma similaridade e ao mesmo tempo uma dicotomia entre os Tempos Khronos e Kairós, Capricórnio e Aquário se complementam e ao mesmo tempo se contrapõem em função de como atuam na natureza como um todo.

Certamente não poderíamos viver sem a estruturação e concretude do Capricórnio - o mundo seria o caos. E é na verdade Saturno, o regente de Capricórnio, que trouxe o mundo do caos à ordem.

No entanto, quando tudo sempre está contido dentro da estruturação perfeita e da concretude totalizante.... o que será do susto, do inesperado, do insight que corta a mente com sua compreensão radiosa, do raio que corta os céus em seu zigzag, da modernidade que se coloca, imperiosamente e inexoravelmente, tendo que acontecer historicamente?

Neste aspecto, existe um momento de retorno ao caos - ou melhor, existe um momento quando a estruturação concretizada e objetivada, totalizante e tradicional tem que ceder e sustentar a modernidade eletrizante, subjetivada, esfacelada ao mesmo tempo sintetizada e inovadora trazida por Aquário. E é na verdade, Urano, o regente moderno de Aquário, que novamente leva o mundo da ordem ao caos.... da modernidade, da inovação, da transgressão, da síntese de todos os conhecimentos, do holismo.

Então, o filho que destronou o pai, novamente se curva ao peso deste. Saturno, O Deus do Tempo, destronou seu Pai, Urano, O Céu estrelado e colocou o Tempo em sua estrutura assim como até hoje a vemos acontecendo no Planeta Terra.... ou seja, nosso planeta gira em torno de si mesma em um período denominado de 24 horas e gira em torno do Sol em um período denominado de 365 dias e seis horas, ou um ano...... cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos.... e assim vai Saturno matematizando, organizando, estruturando todo o universo.

No entanto, Urano, O Pai, O Céu Estrelado, tem suas próprias leis - que são advindas da natureza do Tao do universo.. Essas leis podem ser medidas pela estruturação e matematização saturninas, sem dúvida, porém ainda extrapolam tal ordem e sistematização. Ou seja, pode Saturno prever como caminha nosso universo.... porém como prever como será seu real término e sua transmutação em novo universo ou mesmo como realmente saber sobre aquilo que subjaz, que está além da criação desse nosso universo, de onde surgiu nosso universo? Tais perguntas podem ser respondidas por Urano, O Céu Estrelado, que atua como sua própria natureza, acontecendo como tem que acontecer e no momento certo para acontecer.

"O homem se orienta pela Terra,
A Terra se orienta pelo Céu,
O Céu se orienta pelo Tao (O Caminho)
O Tao se orienta por sua própria natureza" (1)

Saturno, o regente de Capricórnio, nos revela os limites, os limites de nossa visão a olho nú, por exemplo, sendo o último planeta visível. Urano, o regente moderno de Aquário, nos revela o além dos limites, aquilo que pode ser subjetivamente compreendido antes de ser objetivamente observado e pesquisado com a ajuda dos aparelhos da modernidade - sendo Urano o primeiro planeta a ser descoberto recentemente, em 1781 por Wilhelm Herschel em Bach, na Inglaterra, com a ajuda do telescópio.

É interessante notarmos que durante milênios a regência de Capricórnio e Aquário era doada à Saturno, O Deus do Tempo. Na verdade, Saturno em sua sisudez e conservadorismo e estruturação do tempo que rege nossas vidas, é absolutamente perfeito... Porém, quando se trata de Aquário que sem dúvida alguma sempre demonstra sua liberdade e inovação e porque não dizer, espontaneidade e excentricidade - Saturno não lhe é conveniente de forma nenhuma! Nesse caso, quando da descoberta de Urano objetivamente nos céus, sua regência para Aquário foi prontamente estabelecida e bem convencionada.
.....................

Capricórnio nos revela tudo aquilo que é objetivo e concreto enquanto Aquário nos revela tudo aquilo que pode ser subjetivado a partir da objetividade e que pode ser simbolizado a partir de sua concretude. Assim, o Pensamento compartimentado do Capricórnio, ordenado e arrumado, é re-ordenado e re-arrumado por Aquário no sentido de juntar todos esses "pretensos" compartimentos... através de sua síntese. É como num computador, por exemplo, onde os vários programas e pastas contém informações específicas que podem ser sintetizadas e re-organizadas, alcançando, dessa maneira, uma nova qualidade de ser.

Também o pensamento estratificado e limitado do Capricórnio pode ser revelado de uma maneira mais inovadora e até inesperada, através do insight permitido pelo Aquário.

Podemos ver, então, que existe um formalismo em Capricórnio e uma liberalidade em Aquário. Isso se manifesta no Estado e na Sociedade como um todo, no cumprimento da ordem estabelecida e na possível transgressão da mesma.

Essa dicotomia pode ser entendida através os regentes de Capricórnio e de Aquário: Saturno e Urano. Saturno é o planeta dos limites porque é o último a ser visto por nós a olho nú, desde sempre. Urano, no entanto, surgiu do inconsciente coletivo para o consciente somente através das lentes do telescópio.... e mais ainda, Urano possui uma órbita em torno de si mesmo totalmente excêntrica, tendo seus pólos no lugar do seu equador e assim girando em torno do Sol. É por isso, então, que podemos falar sobre a contenção Saturnina e a rebeldia Uraniana.

Porém, é importante que saibamos que a modernidade aquariana só pode existir estando bem estruturada sobre a edificação capricorniana
............................

Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, Lao Tsé
Tradução de Wu Jyh Cherng, Editora Ursa maior, SP

(1) Capítulo 25


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti