Escorpião e Sagitário: Os Segredos da Semente que resta são revelados





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 4

No Grande Teatro da Vida:
 Atores e Atrizes, Textos e Cenários


Luminares: Sol e Lua
Planetas, Planetóides e Pontos
Signos
Casas Astrológicas


Escorpião e Sagitário:
Os Segredos da Semente que resta são revelados

janine milward


Poder e Conhecimento - Expansão Geográfica, da Linguagem e da Comunicação, da Troca e do Comércio - Expansão da Mente e da Consciência - A Literatura, o Pensamento - A Religião - As Leis e os Comandos - Os Povos e suas Culturas


Estando estabelecidos, no Signo do Escorpião, o Poder e os Bens do Outro bem como o Poder do Conhecimento, o passo a seguir se dá em relação à ampliação e revelação do Conhecimento, da Informação, da Comunicação, da Cultura, dos Povos, das Línguas, dos outros lugares do Planeta e além do Planeta: entra em cena o Sagitário simbolizado pelo Centauro que traz consigo uma flecha.

Possivelmente, esse Centauro é Quíron, filho de Saturno e Filira, uma ninfa que foi emprenhada por um cavalo que não era senão o Deus do Tempo metamorfoseado. Quando Filira deu a luz a um bebê centauro, metade homem e metade cavalo, entrou em desespêro e se transformou na árvore tília. Compadecidos, Apolo e Minerva tomaram para si a educação de Quíron, tornando-o completamente diferenciado de todos os outros centauros que eram seres brutos e ignorantes. Quíron, ao contrário, tornou-se mestre em medicina, matemática, astronomia, astrologia e mais tantas outras ciências e artes que se pode imaginar.

Porém, Quíron nunca conseguiu curar-se a si mesmo de seu sentimento de rejeição parental e acabou se refugiando no Monte Pélion, morando numa caverna, casando-se e criando sua filha e ao mesmo tempo, por ter se tornado um grande mestre de heróis, recebia Teseu, Jasão, Hércules e tantos outros, em sua casa ensinando-lhes suas tarefas e os conscientizando de suas tarefas como heróis. Mais tarde, num combate junto a Hércules contra centauros, foi acertado por uma flecha envenenada pelo Herói e, mesmo sendo Quíron o mestre da medicina, nunca quis curar-se a si mesmo desse ferimento.

A verdade é que Quíron, sendo um semi-deus seria imortal, o que não o agradava: ele queria sofrer como os homens sofrem e por isso nunca curou sua ferida no tornozelo ao mesmo tempo que também sofreu sua rejeição parental. Porém, Quíron, em seu lado deus, tornando-se mestre, alcançou sua amplitude de consciência ao ponto de torná-la infinita e assim sendo, Júpiter, O Deus dos Deuses, levou-o aos céus concedendo-lhe a mortalidade que tornou-se imortalizada através dos homens que lhe concederam a Constelação do Sagitário para simbolizar o Poder da Vida e da Morte através do Conhecimento. Também a Constelação do Centauro, que rodeia o Cruzeiro do Sul é, possivelmente, uma representação de Quíron, o Mestre dos Mestres.

A partir de Libra, que simboliza o Outro complementar do Eu existente em Áries, o Signo do Começo, vimos o Escorpião como oposto complementar do Touro, o Bem Pessoal, o Eu Tenho.... e agora vemos o Sagitário como oposto complementar do Signo de Gêmeos, o Conhecimento Pessoal, a Comunicação simples e a curta distância; a Língua que se fala; as cidades, os estados, o país; a vizinhança, os parentes mais chegados. Tradicionalmente, o Deus regente de Gêmeos é Mercúrio, o Deus Mensageiro, aquele que vai a todos os lugares e se inter-comunica com todos e troca informações e mercadorias. Indo e vindo todo o tempo, Mercúrio, em Gêmeos, rege mãos e braços e os veículos de locomoção como bicicletas, carros, ônibus, trens, barcos.

Em Sagitário, encontraremos o Conhecimento Coletivo, aquele Conhecimento que pertence a todos os Outros do Planeta, a todas as outras Culturas, a todos os outros Povos, a todos os outros Lugares, a todas as outras Línguas e formas de Comunicação a nível mundial.

A expansão da mente e da consciência elaboram o Pensamento, a Filosofia, a ligação do homem com seu céu e com sua terra: a Religião.

Em Sagitário, as pernas que podem ir mais e mais longe estão em destaque e os veículos de locomoção são os ônibus, trens, navios, aviões, foguetes......

Para poder reger toda essa expansão, somente Júpiter, O Deus dos Deuses, poderia tomar sobre si tal encargo. Também Júpiter, como o Poder Supremo do Olimpo, toma todas as decisões, sendo o principal Juiz de todas as questões: o Signo de Sagitário também nos inspira com suas Leis e Comandos.

Quanto à Quíron, sendo o Mestre dos Mestres, sendo aquele que possui o Conhecimento e o doa a todos aqueles que o procuram, sendo o Professor dos Heróis e aquele que traz a consciência plena aos seres que se propõem a serem seus discípulos.... bem poderíamos encaixá-lo também como regente do Signo de Sagitário....


No entanto, em minha opinião pessoal, Quíron melhor se situa como regente do Signo de Virgem, que simboliza nosso Trabalho de Encarnação - Nossa Missão e Seu Cumprimento - e nossos Cuidados com a Saúde de nosso corpo encarnado - todas questões arquetipalizadas idealmente por Quíron, O Mestre.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti