Sagitário e Capricórnio: Conhecimento e Estruturação






SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 4

No Grande Teatro da Vida:
 Atores e Atrizes, Textos e Cenários


Luminares: Sol e Lua
Planetas, Planetóides e Pontos
Signos
Casas Astrológicas


Sagitário e Capricórnio:
Conhecimento e Estruturação

janine milward


O Conhecimento e as Leis - A Estruturação - A Sociedade e o Estado - A Administração da Família e do Estado - A ordem - O Tempo e sua Estrutura - A infinitude do Tempo e a duração do Espaço


Em Sagitário, vimos o Conhecimento e as Leis sendo expandidos para todo o Planeta, sistemas solares, galáxias e universos.... O Conhecimento pertencendo ao arquétipo de Quíron, O Mestre, e as Leis e toda a expansão e inter-ligação entre as Culturas pertencendo ao arquétipo de Júpiter, O Deus do Olimpo, o Deus dos Deuses.

Entretanto, se faz preciso haver uma estruturação para todo esse Conhecimento, para as Leis, e uma contenção para a expansão ilimitada. . Entra, então, em cena, o Capricórnio, A Estruturação, A Contenção, Os Limites.

A Sociedade e o Estado precisam ser administrados e estruturados através da ordem, da regulamentação das famílias, dos costumes, das cidades, dos feudos, dos países, da confederação dos países, do Planeta, enfim.

Essa Estruturação deve ser regida pelo Tempo, em primeiro lugar, e em segundo lugar pela responsabilidade dessa mesma Estruturação não ser perdida, danificada, esquecida, através dos Tempos....

Dessa maneira, Capricórnio não apenas nos revela a Estruturação do Tempo como também a manutenção adequada para que essa Estruturação possa sempre acontecer em bom nível através dos Tempos. Para tanto, é Saturno, ou Cronos, O Deus do Tempo, Pai de Júpiter, O Primeiro Deus do Olimpo (que teria destronado seu Pai, Urano, O Deus do Céu, e mais tarde seria destronado por seu Filho, Júpiter, O Deus dos Deuses).

Inicialmente, Saturno destrona seu Pai, Urano, Deus dos Céus, a fim de solidificar, estruturar, consolidar O Tempo. Anteriormente a Saturno, O Tempo apenas era, não existindo passado, nem presente, nem futuro, apenas O Tempo, ou melhor, O Caos. A partir de Saturno, O Tempo tornou-se verdadeiramente o tempo que existiu, que existe e que existirá. Saturno deu Ordem ao Tempo, retirando-o do Caos. Dessa forma, foi Saturno, O Deus do Tempo, que deu forma ao próprio tempo: a partir de então o passado foi reconhecido como passado, o presente como presente e o futuro como futuro.

Assim, Saturno criou a Ordem que estrutura o Tempo. E para que esse Tempo nunca deixasse de existir, Saturno criou a Estrutura, a forma, a solidez, a consolidação, a materialização, a encarnação do Universo, em Tempo e Espaço. O Tempo é infinito enquanto O Espaço é finito, tem uma duração e uma determinada consistência e sempre essa duração e essa consistência são metamorfoseados, alquimizados, transformados, transmutados em nova duração e em nova consistência: assim são tanto a matéria quanto a não-matéria ou anti-matéria que simbolizam O Espaço.

É por isso, então, que nosso Universo teve seu início, caminha em sua vida e terá seu fim, deixando uma semente que dará espaço e tempo para um novo universo acontecer.


Essa semente que contém em si mesma o novo universo, a nova vida a vir-a-ser, encontra-se germinando dentro do Signo de Capricórnio. sim, mas que apenas vive em Aquário, o signo a seguir.


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti